MURAL DE RECADOS "FA"

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Que erros você está cometendo? I


“As palavras dos sábios... devem ser ouvidas...” – Eclesiastes 9:17 NKJV

É um equívoco não perguntar a si mesmo: “Que erros estou cometendo?” Um líder escreveu: “Eu me preocupava pouco com o que poderia dar errado. Eu presumia que as decisões imediatistas que tomava estivessem livres de erros. Eu não reconhecia os erros que cometia em relação a mim mesmo ou aos outros. Não estava aprendendo nada com os meus erros. Se quisesse me tornar um líder melhor, eu teria de parar de cometer o erro de não perguntar que erro estava cometendo”. Não é o número de erros que você comete que importa, mas sim a frequência com a qual continua a cometê-los. Se você quer fazer com que eles passem a trabalhar em seu benefício:

1) Admita seus erros. Por que não fazemos isso? Orgulho: temos uma imagem a zelar. Insegurança: a nossa autoestima baseia-se no nosso desempenho. Teimosia: Preferimos açoitar um cavalo morto a enterrá-lo e conseguir um novo. Esta notícia pode surpreender você, mas: as pessoas já perceberam os seus erros. Quando você os admite, elas não ficam surpresas, ficam aliviadas. Elas dizem: “Ufa! Ele sabe. Agora podemos parar de fingir!”

2) Aceite os erros como o preço do progresso. Aprenda a encarar o fracasso como uma parte saudável e inevitável do sucesso. Nada é perfeito na vida – nem você! Portanto, acostume-se a isso.

3) Insista em aprender com os seus erros. Quando tenta evitar o fracasso a qualquer custo, você nunca aprende, e termina repetindo os mesmos erros sucessivamente. Mesmo aqueles que estão dispostos a aprender com os seus erros não precisam disso. O escritor William Saroyan observou: “O sucesso nos ensina muito pouco. Aprenda com a ciência. Na ciência, os erros sempre precedem a descoberta da verdade”.

Porção diária: Porção Diária: Leia Nm 14-15, Mc 6:1-13, Sl 37:1-7, Pv 11:1-2